A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou a aprovação de mais três cursos de pós-graduação para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): o mestrado acadêmico em Saúde Coletiva e os doutorados acadêmicos em Direito e em Agronegócios – este, vinculado ao campus Palmeira das Missões, será o primeiro doutorado fora do campus sede.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Os novos cursos devem, agora, ser publicados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e, na sequência, seguirão para apreciação do Conselho Universitário (Consu). O prazo para implementar os cursos na UFSM é de até dois anos.
A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Cristina Wayne Nogueira, destaca o trabalho dos grupos proponentes e do Comitê Assessor, que auxiliou na qualificação das propostas.
– A aprovação pela Capes dos novos cursos é significativa, uma vez que contemplam áreas em que não há sobreposição com outros cursos na instituição – ressalta Cristina.
A pró-reitora enfatiza ainda que a UFSM tem cursos de pós-graduação stricto sensu em todas as grandes áreas do conhecimento e que o planejamento estratégico da pró-reitoria, em consonância com o plano de gestão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), busca auxiliar na qualificação dos cursos de pós-graduação, com vistas à excelência.
– Salientamos que a expansão da pós-graduação, no que tange à criação de novos cursos, se dará de forma planejada e estratégica, evitando sobreposição de cursos na mesma área do conhecimento, em sintonia com os objetivos institucionais e seguindo as orientações da Capes – afirma.
- Doutorado em Direito – Com previsão de ofertar 10 vagas por ano, no campus sede, deverá ser o primeiro doutorado em Direito em instituição pública de Ensino Superior do interior gaúcho. O Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM foi criado em 2012 e teve sua primeira turma de mestrado em 2013. Em 2023, a Capes reconheceu a excelência do PPGD/UFSM e ampliou o conceito de nota 3 para 4
- Doutorado em Agronegócios – Deverá oferecer 14 vagas por seleção, no campus Palmeira das Missões. É o primeiro doutorado a ser aprovado pela Capes para um dos campi fora da sede da UFSM. Também será um dos poucos da região sul do Brasil: atualmente há apenas dois PPGs stricto sensu com características similares, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
- Mestrado em Saúde Coletiva – Com previsão de 13 vagas anuais, o curso será o primeiro fora da Região Metropolitana, e o segundo a ser oferecido em instituição pública – o outro é mantido pela UFRGS